Saltar para o Conteúdo principal da página

missão e valores

missão

A missão da Cabra Cega passa por disponibilizar às pessoas com deficiência visual, às suas famílias, aos seus educadores e à comunidade em geral, o conhecimento e as condições necessárias para que toda a pessoa com deficiência visual se adapte à sociedade com as restrições que lhe são inerentes pela deficiência, considerando a sua individualidade.

Valores

Pretendemos proporcionar o conhecimento a todas as pessoas com deficiência visual, educadores, familiares e instituições públicas ou privadas, com o objetivo de facilitar a inclusão social da pessoa com deficiência visual, de uma forma eficaz e eficiente:

1. Garantindo a eficácia da aplicação dos conhecimentos difundidos. Os conteúdos são desenvolvidos e testados na prática por profissionais com deficiência visual, cegos ou baixa visão, devidamente habilitados e especializados na área da deficiência visual, antes de serem partilhados.
Assim, poderá ser garantido um ensino não apenas teórico de quem formula teorias sobre a deficiência visual, mas, conhecimento que confronta teoria e prática, com as devidas adaptações e correções por forma a assegurar a credibilidade e segurança necessária;

2. Assegurando uma rede de Voluntários e profissionais credenciados, que realizam atendimentos à distância, presenciais e domiciliáres. Pretende-se, desta forma, que as valências transmitidas ao utente sejam efetuadas de uma forma contextualizada com a realidade;

3. Investindo em soluções práticas, com taxa de sucesso elevada para os utentes.

foto de duas mãos a ler braille