Tic-TAC contemplado no prémio BPI "La Caixa" Capacitar

A associação Cabra Cega foi uma das 23 instituições vencedoras do Prémio BPI “La Caixa” Capacitar 2019, cujo objetivo é apoiar organizações e projetos inclusivos para pessoas com deficiência.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, dia 6, na sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém onde a Cabra Cega esteve representada por 4 elementos. Durante a sessão de abertura, José Pena do Amaral, da Comissão Executiva do BPI indicou que os projetos vencedores receberam em média mais de €32.600 num total de 750 mil referindo “Estamos a ajudar quem ajuda”. Já António Barreto, presidente do júri, fez questão de lembrar o Dia Mundial do Cuidador, que se havia celebrado no dia anterior. “Com este prémio pretendemos reconhecer os que cuidam dos que têm as suas capacidades diminuídas, por doença, acidente ou de nascença.”, referiu.

Tendo sido o único projeto ligado à deficiência visual entre os contemplados, Tic-TAC (Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto Tecnologias Assistivas para a Cegueira), o projeto a concurso pela Associação Cabra Cega, pretende disponibilizar um serviço de apoio à distância e uma plataforma de ensino online (e-learning) com conteúdos adaptados à deficiência visual que permitam às pessoas o uso correcto e proveitoso da tecnologia para suprir as dificuldades inerentes pela deficiência baseando-se no facto de que “a tecnologia para uma pessoa sem deficiência torna as coisas mais fáceis, para uma pessoa com deficiência torna as coisas possíveis”.

A Cabra Cega agradece assim publicamente o prémio concedido e o facto de o BPI e a Fundação “La Caixa” apostarem no apoio de primeira linha ás pessoas que mais necessitam e também ás instituições que realmente querem cuidar destas pessoas.

Esperamos continuar a ser merecedores de tal confiança e em breve disponibilizaremos este serviço que com certeza promoverá a autonomia e independência das pessoas com deficiência visual ao nível, pessoal, social e profissional.

 

Na foto, em destaque os 4 representantes da Cabra Cega na entrega dos prémios: da esquerda para a direita Pedro Nogueira (presidente da direcção) segura a bengala e o lenço da Cabra Cega, Rui Pereira (presidente da assembleia geral) segura o certificado entregue pelo Juri do prémio BPI “La Caixa” Capacitar, João Orlando Alves (Associado) veste a t-shirt da associação e Ricardo Nogueira (Tesoureiro). Por trás encontram-se outras pessoas representantes de outras instituições.

 

logotipo associação cabra cega

Sabemos que não podemos fazer com que as pessoas com deficiência visual vejam, mas podemos dar a oportunidade para serem vistas pela sociedade enquanto seres humanos com capacidades e os mesmos direitos e deveres de qualquer outro.

These professionally designed demos below are built to give you a boosted start for your project. Build Your websites like a lego.

Contactos