Saltar para o Conteúdo principal da página

porquê cabra cega?

Quem nunca jogou e não se lembra do jogo da Cabra Cega?
Um jogo que tem como objectivo simular a cegueira de um dos participantes e assim estimular
a sua capacidade auditiva e táctil para encontrar e identificar os outros jogadores.
É interessante podermos experimentar sensações novas, mas e quando o problema da cegueira deixa de ser uma brincadeira temporária e passa a ser definitiva?
É necessário reabilitar as pessoas a quem esta realidade assiste, dotando-a de ferramentas e aprendizagens que lhes permita adaptarem-se à nova realidade e assim continuarem uma vida activa, autónoma e o mais independente possível.
Para isso nasceu a Associação Cabra Cega, para ajudar nessa necessária reabilitação e adaptação à nova realidade, lutando pelos direitos e deveres de um deficiente, quebrando as barreiras da indiferença e do preconceito. Chamando os nomes aos Bois, assumindo as nossas limitações pois afinal deixamos de ser iguais aos outros quer queiramos quer não.
Somos Cegos ou temos baixa visão, não somos coitadinhos, invisuais, portadores de deficiência visual ou outro nome pomposo que nos queiram chamar.
Se se deparou com esta nova realidade, tem algum familiar, amigo, conhecido ou alguém com quem convive frequentemente com esta dificuldade e está sensível para ela contacte-nos pois podemos ajudar e pretendemos que toda a população fique desperta para esta realidade que pode acontecer a qualquer um e pelas mais variadas razões.
Não podemos restituir a visão a ninguém, mas podemos ajudar à sua autonomia e dar a oportunidade de ser visto pela sociedade como um ser humano com os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão embora com as nossas limitações.pormenor da assembleia com a assinatura de documentos

publicado por: pedro nogueira

em: 2016-06-17